quarta-feira, 9 de julho de 2008

O Biodiesel é Nosso!?!?!

É engraçado como às vezes nos surpreendemos com as pessoas e instituições no Brasil.

A Petrobrás, maior estatal brasileira, que pretende ser a maior produtora de biodiesel do Brasil e do Mundo, criou inclusive uma subsidiária própria para este fim, a Petrobras Bioenergia, tem feito grandes investimentos no Brasil, a meu ver de forma acertada, de maneira a proteger o PNPB e garantir o lado social do programa. Até aqui nenhuma surpresa, é o mínimo que nós, brasileiros, esperávamos de uma empresa que tem a cara do Brasil e que tem servido de exemplo da independência brasileira no desenvolvimento de suas próprias tecnologias, sem a necessidade de qualquer interferência estrangeira, pelo contrario, sendo ela própria exportadora de tecnologia para o resto do Mundo.

Então qual a surpresa?

A Petrobras formou uma joint venture com empresas portuguesas e está se preparando para construir a maior usina de biodiesel em Portugal. A refinaria deve entrar em operação em 2010 e terá uma capacidade anual de 250 mil toneladas, de acordo com um acionista.

Mas adivinha de onde virá a matéria-prima: do Brasil.

O que pode parecer uma grande jogada empresarial está se configurando mais, em minha opinião particular, numa afronta ao povo brasileiro, pois a agregação de valores aos produtos brasileiros, que deveria ser feita no Brasil, será feita em Portugal, gerando emprega e renda na Europa em vez de no nosso País.

Isso é um retrocesso brasileiro tão grande que remonta ao período do Brasil Colônia, onde éramos apenas meros produtores de matéria-prima para a sede da colônia.

Meu avô dizia algo sobre o "catingueiro" (Caipira do semi-árido nordestino) em referencia aos nordestinos que iam morar em São Paulo, que podemos muito bem aplicar a este caso: "O cabra sai do mato, meu filho, mas o mato não sai do cabra não!". O Brasil deixou de ser colônia, meus caros, mas a Petrobras não deixou de ser da colônia!

Temos que fazer com a Petrobras o que o Brasil fez por ela quando nós, brasileiro, ou pelo menos os nossos pais, lançamos e defendemos "O Petróleo é Nosso!" e lançar, urgentemente, a campanha:

O Biodiesel é Nosso!

Para podermos dar uma resposta à seguinte questão:

É Petrobras Bioenergia ou Petroporto Bioenergia???

Nenhum comentário: