31/07/08 - A Petrobras Biocombustível já estuda a construção de uma nova unidade com capacidade de produzir cerca de 300 milhões de litros por ano, volume que chega a ser quase o dobro da produção prevista para as três usinas que entram em operação até o final de agosto, com produção total de 171 milhões de litros de biodiesel por ano.
A informação foi dada com exclusividade à Agência Brasil pelo presidente da subsidiária, Alan Kardec. Segundo ele, as três primeiras unidades --Candeias (BA), Montes Claros (MG) e Quixadá (CE), ambas com capacidade de produção de 57 milhões de litros anuais- foram as únicas com volume de produção relativamente pequeno em comparação às demais.
"Nós trabalhamos para chegar a 2012 produzindo quase 1 bilhão de litros de biodiesel por ano. Esse é um volume significativo e ambicioso. Por isso mesmo, estamos estudando a construção de unidades maiores. Inclusive já há em estudo a construção de uma quarta unidade com capacidade para produzir cerca de 300 milhões de litros por ano. Seguramente não haverá, portanto, mais unidades de produção com a capacidade dessas três primeiras que entrarão em operação até agosto".
As três unidades que a Petrobras ativará até o final de agosto exigirão investimentos de R$ 295 milhões e com previsão de gerar trabalho e renda para 55 mil agricultores familiares, contratados para fornecer a matéria-prima.
A usina em Candeias, considerada "um marco na história da Petrobras", foi inaugurada na terça-feira (29) e é o primeiro passo para levar a estatal a se tornar o maio produtor nacional do biocumbustíveis.
Investimentos
A Petrobras Biocombustivel, subsidiária da Petrobras, criada esse ano, inicia as atividades com investimento previsto de US$ 1,5 bilhão até 2012.
Além de produzir a partir de matéria-prima de origem vegetal, como a mamona, o girassol e a soja, a usina pode também operar a partir de produtos de origem animal --como o sebo bovino, suíno ou de frango-- ou com óleos e gorduras residuais utilizados em frituras de alimentos.
Fonte:
Da Agência
Nenhum comentário:
Postar um comentário