segunda-feira, 6 de agosto de 2007

DF vai produzir biodiesel

A Brasil Ecodiesel fechou ontem parceria com pequenos produtores dos núcleos rurais de Planaltina e Entorno para o fornecimento de girassol, mamona e pinhão manso para a produção de biodiesel na nova unidade da empresa, que será erguida no município de Água Fria, em Goiás. Os parceiros receberão da Brasil Ecodiesel sementes, assistência técnica e terão garantida a compra de 100% da produção a um preço mínimo de R$ 0,60 por quilo mais bônus por produtividade e pagamento de 60% da produção estimada em caso de quebra.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal, Saulo Diniz, a iniciativa pioneira da empresa de produzir biodiesel no Centro-Oeste ajudará a fomentar emprego e renda na região. “Sinto que o país está à frente no investimento dessa tecnologia e a participação de Brasília é de vital importância.” O supervisor da Brasil Ecodiesel, Antônio Edson, calcula que serão criados 80 empregos diretos em um primeiro momento.

A região de Planaltina e Entorno possui cerca de 500 pequenos produtores rurais interessados em aderir à nova tecnologia. “Essa é a oportunidade de crescimento que estávamos esperando”, disse Enildes da Costa, presidente da Associação Mulheres Ruralistas de Planaltina (DF) e da Associação de Pequenos Produtores Rurais de São Gabriel (GO).

A unidade da empresa será instalada em um terreno cedido por Armando Castalto. Produtor a mais de 30 anos, ele se diz satisfeito por contribuir para o crescimento da região. A extensão da área para construção será definida pelos técnicos da própria empresa. Segundo o prefeito de Água Fria, Leandro Ceolin, “serão tomadas as medidas necessárias para a instalação da Brasil Ecodiesel na cidade”.

Fonte: Correio Braziliense

Um comentário:

Anônimo disse...

O biodiesel tem tudo pra fracassar da maneira como é tratado ppelo irresponsável governo de Lula