terça-feira, 28 de agosto de 2007

Biodiesel gera empregos no RS


Além da fabricação de biodiesel, outro efeito positivo que a Oleopan está proporcionando na região é a geração de empregos em áreas técnicas. Para ocupar as 162 vagas a serem abertas entre janeiro deste ano e o final de 2008 serão contratados funcionários com nível superior das áreas de engenharia, química e biologia e agronomia captados, de preferência, em Veranópolis.

Uma dessas vagas foi ocupada por Diego Grandi, 22 anos, que deve concluir no dia 3 de outubro o curso de Engenharia de Materiais. Apesar de ter escolhido essa profissão de olho em uma vaga nas indústrias metalúrgicas instaladas no município, Diego se diz satisfeito com o novo emprego.

- O equipamento e a tecnologia foram desenvolvidos dentro da própria empresa e pude acompanhar todo esse processo. A usina só tende a crescer, então a oportunidade para desenvolvimento profissional cresce junto - avalia.

Além do trabalho na usina, a empresa contratou um corpo de técnicos e agrônomos para trabalhar no fomento de novas culturas pelos agricultores da região. Além de soja e de canola, a empresa manterá projetos de incentivo ao plantio de mamona, girassol e pretende retomar o cultivo de tungue, que teve seu auge na década de 1960.

Para o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Veranópolis, Luciano Zanella, o incentivo à produção de matérias-primas alternativas à soja deverá movimentar a agricultura familiar não apenas no município, mas em todo o Norte e Nordeste gaúcho. Hoje a empresa é uma das maiores compradoras de soja do Estado.

- A Oleoplan eqüivalerá a 50% da geração de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do município. Para nós, além do equilíbrio fiscal, a empresa é fundamental para a geração de empregos, principalmente técnicos, e para a geração de renda extra em relação a agricultura - informa Zanella.


Fonte:

Nenhum comentário: