quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Seagri estuda uso de usinas móveis de produção de biodiesel


Mini-usinas produtoras de biodiesel montadas em cima de caminhões para se locomoverem até onde estão os pequenos produtores da matéria prima a ser esmagada. Essa inovadora tecnologia de extração de óleo por prensagem foi apresentada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia como alternativa para inserir o agricultor familiar na cadeia de produção do biodiesel, agregando valor à matéria prima produzida e facilitando a vida do pequeno produtor. O projeto prevê um aumento da renda dos pequenos produtores em até 30% e ainda gera sub-produtos para a adubação orgânica e alimentação animal.

O equipamento foi desenvolvido por uma empresa do Rio Grande do Sul especialmente para as pequenas propriedades e serve para extração de óleo de diversos tipos de grãos oleaginosos como o pinhão manso, girassol, soja, mamona, caroço de algodão, gergelim, amendoim e outras oleaginosas vegetais. O maquinário extrai 40 toneladas de óleo por dia e é de fácil operação e mobilidade.

A apresentação do equipamento, articulado pela Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), foi feita durante reunião que teve a participação de secretários de municípios baianos produtores de oleaginosas, representantes da Petrobras, da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e movimentos sociais organizados.

GARANTIA DE COMPRA

O processo de beneficiamento ocorre nas etapas de condicionamento e de prensagem do grão. “O equipamento foi desenvolvido e fabricado visando a sua fácil instalação e transporte, podendo ser implantado em espaços reduzidos”, explicou o gerente da empresa de soluções tecnológicas Intecnial, Caio Bruno Ferrari. A empresa é a mesma que desenvolveu a planta da usina de biodiesel Petrobras Candeias.

Para o representante do Programa de Biodiesel – Planta Petrobras Candeias, Davi Gomes Leal, o equipamento atende às exigências de entrega do produto à estatal. Ele aprovou a idéia e reforçou o compromisso da Petrobras com a garantia da compra dos grãos e do óleo purificado, neutralizado e degomado a serem produzidos nas usinas móveis.

O Estado da Bahia, em parceria com a Petrobras, analisará a possibilidade de adquirir alguns exemplares do equipamento para a extração de óleo por prensagem. Uma comissão técnica da Bahia irá a Santa Cruz do Sul (RS), onde fica a sede da empresa, para acompanhar o funcionamento da máquina.

Para o superintendente de Agricultura Familiar da Seagri, Ailton Florêncio, outra grande vantagem do projeto é atender a diferentes regiões de plantio, evitando a ociosidade de equipamentos em algum período de escassez. A Bahia tem por meta a instalação de uma nova matriz energética em bases sustentáveis e o cultivo de 600 mil hectares com oleaginosas, ampliando a renda de 100 mil agricultores familiares.

FONTE

Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia
Assessoria de Comunicação da Seagri
Pedro Formigli e Ana Paula Loiola - Jornalistas
Telefones: (71) 3115-2767 - (71) 3115-2737
E-mail: imprensa@seagri.ba.gov.br

Nenhum comentário: