quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Petrobras e o Biodiesel

A Petrobras inaugurou em Candeias (BA), a primeira das três fábricas de biodiesel com as quais a empresa pretende, até 2012, produzir 40% da demanda nacional do combustível alternativo — a meta são 940 milhões de litros por ano, frente a uma necessidade de 2,4 bilhões de litros quando a mistura for de 5%. As próximas usinas, previstas para inauguração em agosto, serão em Montes Claros/MG e Quixadá/CE . Todas serão controladas por uma nova subsidiária da estatal, a Petrobras Biocombustível, que vai reunir ainda os negócios de etanol voltados à exportação.

A inauguração em Candeias e a nomeação dos diretores da Petrobras Biocombustível se deram em clima defensivo, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e dirigentes da Petrobras rebatendo as críticas dos que acusam os biocombustíveis de provocar inflação nos preços dos alimentos. “Enquanto eu for Presidente, se alguém provar que o aumento dos biocombustíveis tem impacto nos preços dos alimentos, eu não seria louco de deixar de encher o tanque de um brasileiro para encher o tanque de um automóvel, até porque o meu tanque precisa estar cheio para apertar o pé do acelerador”, discursou Lula. O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, emendou: “No momento em que internacionalmente sofremos ataques equivocados , querem atribuir ao programa do biodiesel brasileiro responsabilidades que não são dele.”

A usina de biodiesel de Montes Claros/MG ocupa uma área de 103 mil metros quadrados no Distrito Industrial de Montes Claros e teve a pedra fundamental lançada em 22 de dezembro de 2005 (com a presença de Lula). Ela é considerada estratégica por ser a única entre as três unidades produtoras do chamado combustível verde situada na Região Sudeste. O empreendimento recebeu investimentos de R$ 73,4 milhões e terá capacidade para produzir 57 milhões de biocombustível por ano, a partir do aproveitamento de oleaginosas como mamona, algodão, amendoim e outras. A sua capacidade de produção será a mesma das outras duas usinas. Assim, com as três unidades em funcionamento, a Petrobras vai produzir 171 milhões de litros de biodiesel por ano. A meta da Petrobras Biocombustível é produzir 1 bilhão de litros de biodiesel por ano.

Fonte: Em cima da notícia

2 comentários:

Gaby disse...

Gostaria de saber se haverá processo seletivo para trabalhar na Usina de Biodiesel em Montes Claros. Sou filha da terra, moro hà 15 anos em Brasília e quero muito voltar. Acho uma boa oportunidade. Por favor responda-me, quero começar a me preparar.

Anônimo disse...

Gaby, pense duas vezes! Dificilmente haverá materia-prima para volumosas produções de biodiesel erm Montes Claros.

Telmo Heinen, Formosa (GO)