sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Presidente da ANP garante que Petrobras vai comprar mamona

HAROLDO LIMA: "A Petrobras vai comprar todo o óleo de mamona produzido no Piauí"

O presidente da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima garantiu ontem (27), durante solenidade no Karnak, que a Petrobras vai comprar todo o óleo de mamona produzido no Piauí, apesar da resolução da Agência determinando que a produção de biocombustível não seja feita somente a partir da mamona.

"Todo óleo de mamona produzido no Piauí será comprado, nós estamos necessitando de biodíesel, nós não estamos com excesso de biodiesel", disse.

Haroldo explicou que o programa B3 implantado pelo governo, determinando que seja usado três por cento de biodíesel no combustível nacional aumentou a demanda pelo produto. "O programa do Biodíesel continua no País. Nós começamos com o programa B2, que seria dois por cento de biocombustível e a partir de 1º de julho o B3, três por cento no mínimo de biodíesel no combustível do país. Estamos enfrentando alguns desafios, a última regulação feita pela ANP, estabelecendo as espe-cificações do biodíesel mostra que o biodíesel feito apenas pela mamona não satisfaz as especificações de viscosidade da ANP", explica.

A utilização da mamona no combustível passaria ainda por uma política do governo de ajuda a região do semi-árido, onde a oleaginosa é cultivada. "Isso não tem nenhuma anormalidade porque no setor de combustível o que existe é mistura, a própria gasolina é uma mistura, o que ficou posto é que biodíesel exclusivamente de mamona é inconveniente, não corresponde às especificações. Nós não tínhamos a mínima condição de abastecer o mercado com mamona exclusivamente", disse Haroldo.

No Piauí, a empresa Brasil Ecodíesel, instalada em Floriano desenvolve programa de beneficiamento da mamona. A atuação da empresa foi amea-çada depois da resolução da ANP expondo que a mamona, sozinha, é inviável para produzir biocombustível.

Fonte: - Edição: Flávio Moura (com correções)

Nenhum comentário: