sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Biodiesel a partir de microrganismos

Com o aumento no preço do barril de petróleo e o decréscimo das suas reservas, o interesse em biocombustíveis, em particular em combustíveis renováveis vêm aumentando nos últimos anos.

Para a produção de biodiesel, diversas fontes de lipídios são consideradas, incluindo óleos vegetais, gorduras animais e óleos usados.

Entretanto, os óleos vegetais e gorduras usados são obtidos de fontes vegetais e animais. Assim, as plantas oleaginosas usadas devem ser plantas e colhidas, o que demanda energia, bem como áreas agriculturáveis consideráveis. Já os animais, devem ser alimentados, o que novamente demanda energia.

Caso seja usado óleo vegetal, o custo desta matéria prima usada para a produção de biodiesel está estimado em cerca de 70-85% do custo total de produção.

Assim, a redução do custo de produção torna-se um imperativo para o sucesso da produção de biodiesel.

O uso de microrganismos oleaginosos foi apresentado como uma fonte de óleos e gorduras de baixo custo.

Os microrganismos oleaginosos são definidos como aqueles que apresentam um conteúdo lipídico acima de 20%. Existem diversas variedades, tais como microalgas, bacilos, fungos e leveduras.

Os teores de lipídios variam entre 16 a 77% para microalgas, 18 até valores superiores a 40% para bactérias, entre 50 a 70% para leveduras e 50 a 85% para bolores.

As microalgas fornecem uma biomassa rica em ácidos ômega 3 e 6, ricos em C16 e C18, com instaturações D9, D12 e D15, comparáveis a óleos vegetais ricos em ácidos palmítico, linoléico, oléico e esteárico. Apresentam um crescimento extremamente rápido, dobrando a sua biomassa a cada 24 horas.

As bactérias, embora apresentem teores lipídicos menores que as microalgas, têm taxas de crescimento maiores e são cultivadas com mais facilidade.

Fungos e bolores também são produtores de lipídios, com teores de ácidos graxos saturados em torno de 44%, valor comparável a diversos óleos de origem vegetal.

Assim, a busca por microrganismos com altos teores de lipídios, em particular de ácidos graxos saturados, torna-se um caminho promissor para a diminuição dos custos de produção do biodiesel.



Fonte: MENG, X.; YANG, J.; Xu, X.; ZHANG, L.; Nie, Q.; XIAN, M. Biodiesel production from oleaginous microorganisms. Renewable Energy, 34, 1-5, 2009.



Usina produtora de biodiesel de microalga


Fonte: Blog do Carlos

Um comentário:

Romeu disse...

Olá Manoel!
Venho acompanhando já faz um tempo seu blog, me interessei muito no assunto biodiesel assim que li em uma revista SuperInteressante, uma matéria sobre a produção de biodiesel a martir de microalgas e que esta é uma idéia que está sendo cogitada pela Petrobrás para produção em larga-escala.
Se não me engano, a UFSC está desenvolvendo projetos de pesquisa sobre o assunto, inclusivo com a catalogação de várias espécies de microalgas para produção de biodiesel, estou montando um projeto sobre o assunto para a pesquisa de microalgas de água doce com minha orientadora e ex-professora em Agronomia e estou em busca de material para montar o projeto e gostaria de saber se você teria livros ou pessoas para me indicar para que eu consiga agregar o máximo de informações confiáveis no projeto.
Nas pesquisas pela internet sobre o assunto, encontrei uma empresa americana que produz biodiesel a partir de algas em grande escala nos EUA com um sistema bem interessante, abaixo vão os links para os vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=cyoKTbxerpQ
http://www.youtube.com/watch?v=n9_-ZguuhBw