terça-feira, 11 de novembro de 2008

Binatural duplica unidade de biodiesel

O Grupo União está investindo cerca de R$ 15 milhões para duplicar a capacidade de produção de sua planta de biodiesel, a Binatural, instalada em Formosa (GO). "A partir de dezembro a unidade vai passar a produzir 150 metros cúbicos de biodiesel por dia [ante 80 metros cúbicos], o que garantirá uma capacidade de 50 milhões de litros por ano", afirmou Francisco Lavor, presidente do grupo.

Inaugurada em 2007, a planta produz biodiesel a partir de óleo de algodão, soja e também de sebo. "Vamos participar no início de 2009 dos leilões da ANP [Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis] para a venda do produto", adiantou Lavor.

Desde 2001, quando entrou no mercado de energia, ao criar a subsidiária União Energia, o grupo está diversificando seus negócios. Também no ano passado o Grupo União tornou-se sócio da Destilaria Alda, instalada em Goiás, e controlada pelo empresário Alberto Koury Júnior, marcando a entrada da companhia na produção de álcool. "Vamos dobrar a moagem de cana nesta safra para cerca de 800 mil toneladas. A expectativa é de que em 2010 a planta processe 1,5 milhão de toneladas de cana".

Assim como boa parte das usinas do setor, os planos de expansão na destilaria estão com o freio de mão puxado devido à conjuntura adversa. "Fizemos investimentos no ano passado na parte agrícola", disse Lavor.

Ainda neste segmento, o grupo realizará no início de dezembro leilão no mercado livre para a venda de energia a partir da biomassa, em parceria com a BBM (Bolsa Brasileira de Mercadorias). Em 2009, o grupo pretende ofertar energia de suas PCHs (Pequena Central Hidrelétrica) no mercado.

Neste ano, a companhia comemora 25 anos. Fundado originalmente como uma corretora de commodities, o Grupo União também atua em operações de fusões e aquisições. "Há muitos mandatos de vendas de usina, mas o mercado está parado."


Mônica Scaramuzzo
Fonte:
Da Agência

Nenhum comentário: