quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Biodiesel-Duto em teste nos EUA

A norte-americana Kinder Morgan Energy (KMP) realiza testes para avaliar o transporte comercial de biodiesel por dutos nos EUA. A expectativa é que o o resultado do trabalho seja conhecido até o final do ano. A experiência envolve o B-5 em um trecho do sistema Plantation Pipe Line, que leva gasolina e diesel do estado do Mississipi à Carolina do Sul. A companhia também analisa o transporte em Oregon.

A partir de novembro, a KMP pretende começar outro empreendimento: o escoamento de etanol através de uma tubulação de 40 cm entre Tampa e Orlando, na Flórida. O ramal também levará gasolina. Os testes das adaptações do tubo duraram 18 meses e foram concluídos recentemente. Cerca de 5 mil barris do álcool passaram pelo equipamento no início de outubro.

Até agora, o transporte de biocombustíveis nos Estados Unidos ocorria apenas por caminhões-tanque, vagões de trem e embarcações. A companhia já investiu mais de US$ 60 milhões em projetos ligados ao serviço de condução do álcool, que incluem alteração em tanques e expansão do serviço em vários terminais.

Fonte: EnergiaHoje

Nenhum comentário: