terça-feira, 11 de novembro de 2008

Valtra deve anunciar resultados dos testes com biodiesel 100% (B100) até o fim do ano

Pioneira em pesquisa e desenvolvimento do uso de biodiesel em tratores, a Valtra pretende anunciar os resultados dos testes com B100 até o fim do ano. Os testes a campo, na Usina Barralcool, em Barra do Bugres (MT), superaram as 4.000 horas de trabalho previstas. “No próximo mês, os motores serão abertos para avaliação de consumo, desempenho e desgaste de componentes”, conta o coordenador de Marketing de Produto da Valtra, Rogério Zanotto.

“Pretendemos completar este ano a última fase de avaliação dos testes com B-100 e liberar o uso deste combustível em 2009”, informa. “Tudo indica que o B-100 funcione normalmente no motor diesel normal, com pequenas modificações.” O executivo acrescenta que qualquer modelo que tenha motor Sisu Diesel, fabricado pela Valtra, poderá ser abastecido com B-100, depois de aprovada a sua liberação de uso, desde que o biodiesel seja especificado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), segundo a norma 42/2004.

Em 2001 a Valtra saiu na frente e firmou parcerias para a pesquisa e o desenvolvimento do uso de biodiesel em seus tratores. Quatro anos depois, iniciou os testes de campo para avaliar as vantagens e eventuais riscos do uso de biodiesel como combustível em tratores. Inicialmente, foi testado o sistema de injeção dos tratores, e avaliado os desgastes dos componentes e a longevidade do motor com misturas de 5% e 20% de biodiesel ao diesel.

Em maio do ano passado, após 18 meses de testes de campo na Usina Catanduva, em São Paulo, a Valtra liberou oficialmente o uso de B-20 (20% de biodiesel e 80% de diesel) em seus tratores, com garantia de fábrica. E, em março deste ano, a empresa iniciou os testes a campo na Barralcool. Na usina, dois tratores Valtra BH 180 participaram dos trabalhos nos canaviais para testar seu desempenho com os combustíveis B-50 (50% de biodiesel e 50% de diesel) e B-100 (100% biodiesel). Um terceiro Valtra BH 180, abastecido com 100% de diesel, serve como referência para o projeto.

Segundo Zanotto, o Projeto Biodiesel Valtra foi resultado de uma parceria entre a empresa e entidades e instituições do setor agrícola. “A Valtra sempre esteve à frente no desenvolvimento de projetos que incentivam o uso de fontes de energias limpas e renováveis, para comprovar a viabilidade do uso de biocombustíveis como uma alternativa permanente para preservação ao meio ambiente.”


Em dezembro, começa a avaliação dos motores para determinar consumo, desempenho e desgaste de componentes

Linha do tempo Projeto Biodiesel

2001 - Tese de mestrado, iniciada 2001, na Faculdade de Agronomia e Veterinária de Jaboticabal com trator Valtra BM100 avalia diversos níveis e tipos de biodiesel transesterificado para determinação de consumo e desempenho.

2005 - Início dos testes com B-20 em seus tratores BH 180.

2007 - Em maio, depois de 18 meses de testes de campo, a Valtra liberou oficialmente o uso do B-20 (20% de biodiesel e 80% de diesel) em seus tratores, com garantia de fábrica, sendo a primeira do Brasil a ser autorizada a trabalhar com essa mistura.

2007 - Início dos trabalhos em diversas operações agrícolas com tratores Valtra na Usina Barralcool, em Barra do Bugres /MT, avaliando dois níveis (B-50 e B-100) e tipos de biodiesel transertificado (soja e sebo animal).

2008 - Em novembro, terminam os testes a campo com B-50 e B-100 e, em dezembro, começa a avaliação dos motores para determinar consumo, desempenho e desgaste de componentes.

Perfil da Valtra - A linha de produtos Valtra inclui tratores de 50 a 210 cavalos, colheitadeiras e plantadeiras. A empresa é líder no segmento canavieiro, está no Brasil desde 1960 e conta hoje com uma rede de 70 concessionárias no País e cerca de 170 pontos de venda, além de 56 distribuidores nos demais países da América Latina. Exporta para mais de 60 países. A Valtra é umas das marcas pertencentes à AGCO Corporation.

Perfil da AGCO - Fundada em 1990, a AGCO Corporation (NYSE: AG) (www.agcocorp.com) é uma fabricante mundial de equipamentos agrícolas e peças de reposição relacionadas. A AGCO oferece uma linha completa de produtos, incluindo tratores, colheitadeiras, equipamentos para fenação e forragem, equipamentos de preparo do solo e implementos, que são distribuídos através de mais de 3.000 concessionárias e distribuidores independentes em mais de 140 países. Os produtos AGCO são vendidos através das marcas principais da AGCO: Challenger®, Fendt®, Massey Ferguson® e Valtra®. A AGCO oferece financiamento através do AGCO Finance. A Empresa fica sediada em Duluth, Geórgia e em 2007 teve uma receita líquida de vendas de $6,8 bilhões.


Fonte:

Da Agência

Nenhum comentário: