terça-feira, 25 de setembro de 2007

Diesel verde está em “banho-maria”

O setor privado está fazendo reuniões constantes com o governo federal na tentativa de sanar as dificuldades atuais. “Estamos em um momento crítico. Do jeito que está, coloca em risco o início do programa, em 8 de janeiro”, declarou.

Segundo Ferrés, os canais de distribuição não funcionaram bem neste ano e por isso o governo federal diminuiu o ritmo dos leilões para aquisição do biodiesel. No ano passado, cerca de 880 milhões de litros foram conprados, contra apenas 50 milhões neste ano.

O diretor do departamento de combustíveis renováveis do Ministério de Minas e Energia, Francisco Dornelles, diz que o mercado de biodiesel está se comportando bem. “As distribuidoras estão se preparando, algumas usinas estão sendo concluídas e mantemos reuniões para monitorar o andamento do programa e fazer esclarecimentos”, afirmou. Segundo ele, o cronograma do projeto está mantido.

Segundo Dornelles, o governo está investindo em pesquisa para aprimorar os conhecimentos agronômicos de outras culturas que podem ser utilizadas na produção do biodiesel, como girassol e nabo forrageiro. O Tecpar, que inaugurou uma usina em julho, está fazendo testes com biodiesel a base de girassol. “Estamos em um processo irreversível. Temos de atacar o problema todos juntos e trabalhar intensivamente com pesquisa”, disse o diretor-técnico do Tecpar, Bill Jorge Costa.

Fonte:

Nenhum comentário: