segunda-feira, 9 de julho de 2007

Descasos ambientais

Mais uma vez o ser humano dá demonstrações de que não está interessado no meio ambiente. Matéria publicada na edição de ontem desta Folha mostra o descaso de alguns populares com uma árvore centenária plantada no final da rua Tibiriçá, em Araçatuba.

É por atos como este, que são aparentemente pequenos, que o meio ambiente vive hoje em estado de alerta, causando desconforto e perigo para a população, pondo em risco a sobrevivência das espécies na superfície da Terra. Cada queimada, despejo de lixo no meio ambiente ou falta de zelo por árvores reflete negativamente nas atuais condições climáticas do mundo.

Muito se critica a indústria da cana-de-açúcar, pelas queimadas realizadas, questionando-se, inclusive, se o álcool seria, realmente, um combustível verde -- dada a grande quantidade de monóxido de carbono despejado no ar por causa das queimadas para o corte da cana. O questionamento vem para impulsionar o setor sucroalcooleiro para a modernização dos trabalhos, agregando valor tecnológico ao processo de produção, mais especificamente na coleta da cana.

Por outro lado, a população que reclama das grandes queimadas de cana-de-açúcar, não se dá conta de que o problema está muito mais próximo do que eles imaginam. São inúmeros os focos de queimadas domésticas, como no caso das queimadas realizadas à sombra da Figueira centenária. Cada pequeno foco de queimada também contribui para a poluição do ar, além de sujar as residência e causar mal estar aos populares.

É mais fácil tomar conta da vida alheia, como sempre. Enquanto muitos se preocupam com as grandes queimadas, em todos os finais de tarde, em bairros nobres ou populares, fumaça pode ser vista subindo de quintais ou, muitas vezes, próxima ao meio-fio, em pequenas fogueiras queimando montes de folhas, papéis e, em alguns casos, plásticos ou borracha.

Se a população não consegue zelar pelas árvores, de nada adianta a preocupação constante de pequenos grupos com a manutenção e aumento do número de árvores plantadas na cidade. Se não houver conscientização individual, se as pessoas não entenderem a importância das árvores e não tiverem credibilidade nas informações prestadas a respeito do meio ambiente, muitas ações serão tomadas em vão.

Tanto ao poder público quanto ao terceiro setor, cabe a vigilância, a conscientização e também a busca de soluções para a criação de um mundo melhor. Não adianta apenas consertar os estragos.
Fonte: Folha da Região - Araçatuba/SP
Da Agência

Nenhum comentário: