terça-feira, 10 de julho de 2007

Biodiesel mais viável é o de caroço do algodão


O biodiesel mais viável e barato produzido no País é o do caroço do algodão. Custa R$ 0,81 o litro e sai da Região Nordeste. Em seguida é o de soja, produzido na Região Centro-Oeste, a R$ 0,90 o litro. A informação é da coordenadora de projetos do Pólo Nacional de Biocombustíveis da Universidade de São Paulo (USP), Catarina Riodrigues Pezzo.

Ela toma por base análise comparativa feita nas cinco regiões do País. Esses dados ela apresentou, nesta segunda-feira (9), em oficina promovida pelo Sebrae com integrantes da Instituição que atuam na área de agronegócios.
Segundo Catarina, o caroço do algodão vence por fatores como facilidade de acesso e por resultar em subproduto com valor de mercado. 'Esse caroço é o subproduto da indústria têxtil e o seu farelo ainda serve para a ração animal, que tem valor de mercado', afirma. Já a soja, explica, tem ganho de escala e conta com todo um sistema de produção, desde transporte a armazenagem e processamento.
'Entre 60% a 70% do biocombustível produzido no País é de soja', exemplifica reforçando que 'hoje há 20 milhões de hectares do grão plantado no País enquanto que de cana são apenas 6 milhões'. Trata-se, lembra, de produto que tem mercado o ano inteiro, diferente do girassol, também produzido no Centro-Oeste e cuja semente também é matéria-prima para o biocombustível, mas que tem problema de safra e de armazenagem.

De acordo com Catarina Rodrigues, o biodiesel é uma alternativa econômica viável para os pequenos produtores, mas para competir no mercado eles precisam ter uma produção integrada e organizada, seja por meio de associações ou cooperativas. Dessa forma, podem beneficiar a matéria-prima além de 'aproveitar as oportunidades na cadeia de produção'.

A análise comparativa envolveu as matérias-primas disponíveis em cada região do País, da seguinte forma: Região Sul, girassol e soja; Região Centro-Oeste, cana, algodão, soja e girassol; Região Sudeste, amendoim, soja e girassol; Nordeste, mamona, soja e caroço de algodão; e Norte, dendê e soja.

Fonte:

Nenhum comentário: