quarta-feira, 11 de julho de 2007

Biodiesel a 5% (B5) será usado em ônibus

As empresas Ipiranga e Shell formalizaram no dia 9 de julho, adesão ao "B5 na Frota de Ônibus do Estado". O programa, idealizado pela Secretaria de Transportes, visa abastecer toda a frota rodoviária do Rio de Janeiro com biodiesel a 5%. Com as novas participações, a iniciativa, que já contava com o apoio da BR Distribuidora, agora funcionará em parceria com as três maiores distribuidoras de combustível do País.

As duas empresas já trabalhavam com biodiesel a 2%. E agora se unem ao maior projeto de combustível verde no transporte coletivo do Brasil. O Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel do governo federal prevê a utilização do B5 a partir de 2013. Mais o Rio saiu na frente e antecipou as metas em seis anos. E, graças à iniciativa da Secretaria de Transportes, o Rio ocupa hoje a vanguarda da luta por um transporte limpo.

O coordenador de Mercado Consumidor da Ipiranga, Milton Ferreira, e o gerente de Vendas de Mercado Comercial da Shell, Douglas Dal Gallo, garantiram ao Secretário de Transportes, Julio Lopes, que o diesel com adição de 5% de biodiesel já começa a chegar às garagens na próxima semana.

A meta é que, até o fim do ano, toda a frota (18.300 ônibus) seja abastecida com a mistura menos poluente. Mas, como o programa prevê um período de três meses de testes, nesta fase inicial, apenas 3.500 veículos vão rodar com o B5. A BR ficará responsável pelo abastecimento de 1.500 ônibus, e a Shell e a Ipiranga pelos outros 1.000 cada uma.

De acordo com o gerente da Shell, foram priorizadas as linhas que circulam no entorno dos locais de competição dos Jogos Pan-Americanos. Por isso a distribuidora fechou acordo com cinco empresas que operam na Barra da Tijuca, Tijuca e Jacarepaguá.

- A Shell abastece cerca de 20% dos veículos de transporte de passageiros do Rio. Como nossa participação no programa começa às vésperas do Pan, selecionamos cinco empresas que atendem às regiões próximas aos estádios, como Barra e Tijuca, para termos um Pan verde, com menos poluição – afirmou Dal Gallo.

A Ipiranga, que é responsável pelo abastecimento de 55% da frota de ônibus que circula no estado do Rio, selecionou 12 empresas para o teste inicial. Os ônibus com o B5 fornecido pela Ipiranga vão rodar na Zona Oeste, em municípios da Baixada Fluminense e em Petrópolis, na Região Serrana.

- Já trabalhamos com o B2, mas essa iniciativa com o B5 é pioneira no Brasil. Não poderíamos ficar de fora de um projeto desta importância. E a tendência é que a gente inclua mais empresas de ônibus no programa - comentou o gerente comercial Milton Ferreira.

O secretário de Transportes Julio Lopes comemorou as novas adesões, destacando que os benefícios do uso do B5 são imediatos. Testes de laboratório realizados pela Mercedez Bens e pela Volkswagen constataram que um veículo abastecido com B5 emite 7% menos de monóxido de carbono e 10% menos de fumaça escura do que os abastecidos com diesel comum.

- O experimento com o B5 é pioneiro no Brasil. O Rio sai na frente, antecipando as exigências do governo federal e na busca por novas tecnologias que garantam um transporte público cada vez menos poluente. E as metas da Secretaria não param por aí. Até o fim do ano queremos ter toda a frota do estado rodando com B5, disse Julio Lopes.

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