quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Leilões da ANP de biodiesel em outubro

A ANP deve realizar em outubro dois leilões de biodiesel para repor os volumes vendidos pela Brasil Ecodiesel e pela Rnobrás (biobrás) nos últimos dois leilões, realizados nos dias 14 e 15 de agosto e anulados pela agência por inadimplência na entrega do produto. A agência não confirma oficialmente a informação.

Nas duas disputas, as empresas haviam contratado o fornecimento de 64,8 milhões de l, 19,64% (Brasil Ecodiesel 19,27% e Biobrás 0,37%) do total leiloado que seriam produzidos pelas usinas de São Luís, Iraquara e Rosário do Sul da Brasil Ecodiesel e da Renobrás no MT. A decisão não afetou os 6,4 milhões de litros contratados das usinas da Brasil Ecodiesel de Porto Nacional e Cratéus.

A Brasil Ecodiesel não havia cumprido com os prazos de entrega do oitavo leilão, realizado em abril, quando a produtora arrematou o fornecimento de 63 milhões de litros. A empresa informou por meio de comunicado que está estudando medidas cabíveis e que foi surpreendida pela decisão. Agentes de mercado afirmaram que a empresa se reuniu com a ANP na semana passada para tentar reverter a decisão.

Segundo a entidade representante dos produtores, a manutenção das entregas é condição essencial para o sucesso do programa. "O governo precisava dar uma resposta para manter a assiduidade das entregas, mas isso não significa que a Brasil Ecodiesel não possa se recuperar e voltar a participar dos leilões a partir de janeiro. A punição se limita ao leilão subseqüente àquele cuja entrega não foi realizada" afirmou o diretor executivo da União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio), Sérgio Beltrão.

Segundo a resolução ANP n°21 de 10/07/2008, a Brasil Ecodiesel poderá ficar impedida de participar do leilão de reposição de estoque, caso tenha apresentado média de entrega inferior a 85% do volume programado.

Fonte: Energia Hoje

Nenhum comentário: