sexta-feira, 9 de abril de 2010

CNPq recebe propostas para edital de apoio a cadeia produtiva do biodiesel

O CNPq está com as inscrições abertas até o dia 20 de maio para o edital 3/2010, que tem como objetivo apoiar projetos de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, mediante a seleção de propostas que visem ao desenvolvimento da cadeia produtiva do biodiesel. Os investimentos somam R$ 15 milhões, recurso proveniente do FNDCT/Fundos Setoriais.

A chamada contempla duas linhas de pesquisa. A primeira, Cadeia de Produção e Uso de Biodiesel, abrange as seguintes fases: produção e obtenção de matérias primas graxas; produção de biodiesel via rotas metílica e/ou etílica; caracterização e controle da qualidade do óleo e do biodiesel produzido e controle de processos de extração do óleo e obtenção dos mono-ésteres; estratégias e formas de armazenamento; e utilização de co-produtos das fases de obtenção de matéria prima, de extração do óleo e produção do biodiesel.

A segunda linha de pesquisa tem como foco a sustentabilidade ambiental, cujos projetos devem envolver uma das ações a seguir: recuperação de áreas degradadas com a utilização de culturas oleaginosas endêmicas e não convencionais como fonte de matéria prima para produção de biodiesel, envolvendo a extração do óleo e a utilização de co-produtos da fase agrícola; avaliação de impactos ambientais e estratégias de remediação ambiental; e análise do ciclo de vida de processos associados à produção de biodiesel.

O prazo de execução dos projetos é de 24 meses. Para participar, o proponente deve atender a alguns requisitos como possuir o título de doutor e ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes; ter vínculo formal com a instituição de execução do projeto; ter experiência de pesquisa na área, o que será caracterizado pela autoria de patentes e/ou artigos científicos e tecnológicos publicados em periódicos indexados, entre outros.

O edital está disponível neste link.

Nenhum comentário: