sexta-feira, 27 de março de 2009

Comunidades rurais de Rondonópolis poderão produzir biodiesel

A produção de biodiesel, a partir da extração do óleo de Pinhão Manso - Jatropha curcas , deve incrementar a geração de renda no campo e melhorar a qualidade de vida do pequeno produtor de Rondonópolis. A implantação do projeto nas comunidades rurais locais é alvo de estudo e planejamento dentro da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Município. O secretário Valdir Correia iniciou as discussões em reunião com representantes de empresas de gestão e pesquisa do biodiesel e associações de pequenos produtores do município e da região, na semana passada.

A proposta de produção do biodiesel foi apresentada pelos representantes do Programa de Gestão Pública e Privada (PGPP), Jorge Imperatore e simone Brum, e o representante da Empresa Arcus de Pesquisa de Biocombustível, José Luiz Vargas da Silva. O estudo sobre a extração de óleo do pinhão manso já soma 16 anos. A meta é incluir todos os pequenos produtores do município no projeto rural, caso a proposta se concretize.

Valdir Correia explica que a semente de pimhão manso rende até 40% do óleo que é próprio para o biocombustível. A colheita, segundo o secretário, é desenvolvida totalmente manual. A equipe técnica da Secretaria trabalha agora nos estudos sobre a possibilidade de implantar o programa nas comunidades rurais de Rondonópolis.


Fonte: 24 Horas News

Um comentário:

Anônimo disse...

Manoel, não sei o que você é da BIONASA, porém tenho interesse em participar deste projeto. Sou operador em industria petroquimica, desde 1990, trabalho no controle, sala de controle desde 1994, atualmente sou supervisor em uma unidade no Rio de Janeiro.
Salário a combinar. e-mail: iomarcj@ig.com.br, há enviei meu curriculum pelo infojobs.