09/01/09 - A Usina de Biodiesel da Petrobras, em Montes Claros, vai produzir, na segunda-feira, a primeira carga do combustível, ao entrar em operação em caráter definitivo, depois de concluída a fase experimental. O gerente da unidade, Júlio César Monteiro, afirma que, após o ajuste dos equipamentos, por uma equipe de técnicos dos Estados Unidos, que terminou no final de 2008, a usina reiniciou as atividades, na última segunda-feira, passado o recesso de final de ano.
Segundo ele, a primeira remessa será produzida depois de a unidade receber o óleo extraído de diversas culturas oleaginosas. Monteiro assegura que a usina produzirá 1,5 milhão de litros de biodiesel no primeiro trimestre deste ano, “que já foram vendidos no 12º leilão do combustível realizado pela Agência Nacional de Petróleo”. Apesar de a Petrobras não comentar o assunto, a entrada em operação da usina sofreu atraso de três meses.
A Petrobras construiu três usinas de biodiesel no Brasil - as outras duas são em Candeias, na Bahia, e Quixadá, no Ceará -, com investimentos de R$ 80 milhões em cada unidade. As duas primeiras entraram em operação no final do ano passado e foram inauguradas com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A de Montes Claros também deveria ser inaugurada em 2008, primeiro em junho, mas a data foi remarcada várias vezes. As eleições municipais também teriam atrasado a inauguração do empreendimento. O Hoje em Dia apurou que parte dos equipamentos destinados a Montes Claros foram levados para Quixadá, atrasando a instalação da usina.
A Petrobras, por meio da assessoria de imprensa, informou as unidades “são acompanhadas de um programa para o desenvolvimento do mercado agrícola regional, que fornecerá a matéria-prima para a produção de biodiesel. Com isso, a empresa possibilitará a geração de emprego e renda, observando sempre a sustentabilidade empresarial, social e ambiental. A empresa segue as premissas do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel e está comprometida com a obtenção do Selo Combustível Social - já conquistado pelas usinas de Candeias e Quixadá”.
Ainda de acordo com a empresa, o programa incentiva o desenvolvimento da agricultura familiar por meio de ações que envolvem a distribuição de sementes, serviços de assistência técnica agrícola, transporte da produção e apoio à organização dos pequenos agricultores em cooperativas. “A Petrobras Biocombustível firma contratos com prazo de cinco anos, que oferecem maior garantia aos agricultores, com preço de compra previamente negociado com a participação das entidades representativas. A empresa tem como meta desenvolver na região parcerias com 20 mil agricultores familiares para o suprimento da Usina de Montes Claros. Para a safra 2008/2009, já são 12.955 agricultores familiares cadastrados no programa e que receberão assistência técnica e acompanhamento da atividade produtiva”.
Girleno Alencar
Fonte: Hoje em Dia- MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário