terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Estudo de pinhão-manso avança para produção de biodiesel em RO

O projeto de avaliação do pinhão-manso (Jatropha curcas) para a produção de biodiesel em Rondônia será avaliado esta semana em Ariquemes, a 198 km da capital. Os pesquisadores da Embrapa/RO vão colher frutos de plantas cultivadas há três anos em Ariquemes.

O experimento vai avaliar a produtividade da espécie, o teor de óleo nas sementes, a vulnerabilidade a doenças e contribuir para a implantação e o desenvolvimento do cultivo no Estado.

Os estudos com pinhão-manso (Jatropha curcas) esclarecem sobre o sistema de produção de biodiesel. A espécie tem potencial para a produção de combustível no Brasil, por conter alto teor de óleo nas sementes e resistir em condições de plantio.

Análise

Análises em laboratório vão identificar a genética das plantas cultivadas na unidade de observação estudada por pesquisadores da Embrapa de Ariquemes. É o início do processo de melhoramento genético da espécie. Segundo os pesquisadores, a planta está em fase de domesticação porque não existe cultivo de pinhão-manso que garanta plantio seguro.

De acordo com o pesquisador da Embrapa/RO, Rodrigo Barros Rocha, há longo período de estudo para se produzir a cultura em larga escala. Rocha explicou que os dados são preliminares, mas que permitirão estimativas de colheita e fazer recomendações para produção de mudas.

Fonte: Portal Amazônia

Nenhum comentário: