sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Usina de biodiesel em Alta Floresta deve iniciar produção ano que vem

A usina de biodiesel do projeto Biovale - desenvolvido pela Companhia de Produtores e Recuperadores da Bacia Amazônia – Coperba, pode iniciar, em 2009, a produção do biocombustível, previu o presidente Edegar Lammel, ex-secretário de Indústria e Comércio de Alta Floresta. Ele destacou, ao Só Notícias, que a construção da planta industrial ocorre por etapas e não há pressa para antecipar o processo. Até janeiro será entregue a área administrativa. “A parte de produção começa tão logo, porque estamos buscando recursos junto ao BNDES, Banco do Brasil, BASA. Esta precisa ser pensada a longo prazo”, declarou.

O volume estimado para a obra chega a R$5 milhões. A construção é área às margens da MT-208, sentido Alta Floresta-Carlinda. Anteriormente, seria no setor industrial da primeira cidade.

Produtores da região do Vale do Teles Pires (Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e Paranaíta) fornecerão a matéria-prima necessária, e a planta terá capacidade para atingir 30 mil litros ao dia. Famílias serão cadastradas.

“A meta é atuar em 2009/12 para cadastrar seis mil famílias parceiras na produção. Neste âmbito, será um consórcio entre o pinhão manso, algodão, outras oleaginosas que fazem parte da cadeia produtiva. O objetivo é incluir também o pinhão manso na recuperação de áreas”, estimou o presidente.

De acordo com Lammel, a companhia tem buscado parcerias com a Unemat, instituições e demais entidades visando pesquisar outras alternativas de matéria-prima na região para produzir biodiesel. “Temos que sair do binômio madeira e boi”, concluiu.

A Coperba tem 42 acionistas, entre os Estados de São Paulo, Paraná, e da região Norte de Mato Grosso.

Fonte:

Nenhum comentário: