sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Biodiesel da cana-de-açúcar será vendido para jatos

Brasília - A empresa de biotecnologia da Califórnia, Amyris Biotechnologies, e a trading brasileira de açúcar e álcool Crystalsev desenvolveram um biodiesel oriundo da cana-de-açúcar que será vendido como combustível para jatos a partir de 2010. De acordo com o principal executivo da Amyris, John Melo, produto será produzido no sudeste dos Estados Unidos.

Os cientistas da empresa criaram um processo dentro da levedura capaz de transformar o açúcar da cana em milhares de moléculas para fabricar biodiesel e combustível para jatos, segundo Melo. A companhia originalmente usava o processo para produzir matéria-prima para medicamentos contra a malária, segundo a agência Procana.

Em novembro, a Amyris inaugurou uma planta piloto em Emeryville para produção de diesel à base de hidrocarboneto renovável. A companhia planeja comercializar o produto em um ano. A planta produz o combustível em pequena escala, mas planeja o uso comercial mais amplo no Brasil em 2010. "Nosso diesel é um produto muito diferente do etanol", disse Melo.

A Amyris detém 70% da joint-venture e a trading brasileira, 30%. A meta da Amyris-Crystalsev é começar a produzir o diesel de cana em escala comercial a partir de julho de 2010 em alguma usina do grupo Santelisa Vale, acionista majoritário da Crystalsev. A usina Santa Elisa, localizada em Sertãozinho, no interior de São Paulo, fornece a cana para as pesquisas.

Fonte:

Nenhum comentário: