quarta-feira, 3 de março de 2010

Leilão de biodiesel

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) informou ontem que o 17º leilão de biodiesel foi encerrado ontem (02/03) com a venda de 565 milhões de litros. Participaram da concorrência 43 unidades produtoras. Os preços médios ponderados praticados no leilão tiveram 2,74% de deságio, fechando em R$ 2,2369 por litro, contra preço de referência de R$ 2,3 por litro. No 16o leilão, em novembro, o deságio havia ficado em 1 por cento, com preço de venda de 2,33 reais o litro.

Das 33 empresas vencedoras, a Granol foi a que ofereceu o maior volume de biodiesel, 70 milhões de litros, sendo 40 milhões de litros da unidade produtora de Anapólis (GO).

O leilão teve a participação de produtores de 14 Estados brasileiros, sendo que a região Centro-Oeste foi a que teve o maior volume arrematado no leilão, cerca de 273,7 milhões de litros de biodiesel.

A região Sudeste ficou em segundo lugar, com 96,5 milhões de litros, seguida das regiões Sul (95,9 milhões de litros), nordeste (75,0 milhões de litros) e norte (23,8 milhões de litros).

O volume comercializado destina-se a atender resolução que estabelece em 5 por cento o percentual mínimo obrigatório de adição de biodiesel ao óleo diesel vendido ao consumidor final (B5), a partir de janeiro deste ano.

O primeiro lote, de 452 milhões de litros, foi ofertado aos produtores de biodiesel autorizados pela ANP e detentores do selo "Combustível Social". Já o segundo lote, de 113 milhões de litros, foi ofertado aos produtores que não detêm o selo. O volume comercializado no leilão destina-se a atender a obrigatoriedade de mistura de 5% de biodiesel no óleo diesel vendido ao consumidor final. O período de entrega do produto à Petrobras e e à Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) será de abril a junho de 2010.

Fontes:

Nenhum comentário: