sexta-feira, 21 de março de 2008

B3 levará o País consumir 1,2 bi de litros de biodiesel até dezembro

Com a mistura obrigatoria, desde janeiro deste ano, de 2% de biodiesel no diesel (B2) comercializado no País, a previsão de consumo era de cerca de 880 milhões de litros de biodiesel (B100). Porém, a partir de 1º de julho, quando entrará em vigor a mistura obrigatória de 3% do biocombustível ao óleo diesel (B3), este consumo deverá aumentar para mais de 1,2 bilhões de litros em 2008. O país deverá consumir cerca de 660 milhões de litros de biodiesel só no segundo semestre.

Esse percentual foi definido na semana passada e é 1% acima da atual mistura. Para garantir a oferta no mercado interno, a ANP, agência reguladora do governo federal, irá promover leilão de compra de 330 milhões de litros de biodiesel em abril. A ANP deverá promover outro leilão, também de 330 milhões de litros, em setembro, para complementar a demanda. A previsão da agência é a de que o país encerre 2008 com um consumo de 1,2 bilhão de litros do biocombustível.

O volume deverá movimentar R$ 2,3 bilhões, caso nos próximos leilões o preço pago pelo litro seja igual aos dos leilões anteriores, ou seja, de R$ 1,88 por litro.

Fonte: PSagro

Nenhum comentário: