quinta-feira, 13 de outubro de 2011

MDA lança cartilha apresentando panorama do Programa Brasileiro de Biodiesel

"Dentro do próposito de dar cada vez mais transparência e promovendo as ações, a Agricultura Familiar e o Desenvolvimento Regional, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) apresenta uma cartilha sobre o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) com informações compiladas até 2010. A publicação traz uma série de dados que demonstram tanto a eficácia das ações quanto as necessidades de ajustes e avanços. O objetivo da divulgação é ampliar ainda mais o acesso a esta política de inclusão social e de geração de renda no campo.

O programa existe desde 2004 e vem registrando importantes avanços no que diz respeito à inclusão social, geração de emprego e distribuição de renda. O valor de aquisições da Agricultura familiar de 2010, por exemplo, representam aproximadamente 26% de todo montante de matéria prima adquirido por empresas detentoras do Selo Combustivel Social, ou seja, R$ 4,043 bilhões.

A participação da agricultura familiar no PNPB praticamente dobrou de 2009 para o ano seguinte, quando ultrapassou a faixa de 100 mil famílias participantes. O saldo também foi positivo no número de cooperativas da agricultura familiar e na quantidade depolosde Biodiesel.

Além dos números, a cartilha contextualiza oque é o programa, suas vantagens, suas diretrizes trabalho, formas de participação das Famílias do campo e das Cooperativas, as vantagens do Selo Combustível Social, as obrigações do produtor de biodiesel,fomento a produção e diversificação das oleaginosas, bem como a evolução da produção comercializada pela Agricultura Familiar. O MDA também disponibilizou uma seção em seu sítio na WEB onde são publicados informações atualizadas sobre a execução e a evolução do PNPB, confira no endereço: www.mda.gov.br. Essa transparência é um exemplo a ser seguido."

ou na figura.


Comunicação Social Ubrabio

9 comentários:

gabriel. disse...

Olá Manoel,

Estou trabalhando em um projeto de recolhimento de óleo de cozinha e um possível aproveitamento como biodiesel. Como entro em contato com você, apenas para esclarecimento de algumas dúvidas em relação a usinas e projetos já existentes no DF?
Você poderia me passar seu email?

Obrigado.

Gabriel.

Mike B disse...

Dear Manoel,

Please contact me at michael.baltay@haigbarrett.com. I cannot seem to find a better way to get in touch.

Thank you kindly and apologies for inappropriate post.

Michael Baltay

Anônimo disse...

Ola Manoel,
Preciso urgentemente falar com vc... Preciso do telefone da cooperativa Ecodiesel em Jatai (GO), vc tem algum contato deles pra me informar?????
Obrigada
Érika

Suporte disse...

Continue a postar nesse blog!

Unknown disse...

Manoel.gostaria de obter a formula do biodiesel feito com etanol. ...Obrigado

Unknown disse...

Manoel.gostaria de obter a formula do biodiesel feito com etanol. ...Obrigado

Unknown disse...

Manoel.gostaria de obter a formula do biodiesel feito com etanol. ...Obrigado

Unknown disse...

Manoel.gostaria de obter a formula do biodiesel feito com etanol. ...Obrigado

Unknown disse...

Boa noite,

Estamos abrindo uma empresa para coleta de óleo cozinha usado,poderia me indicar algumas usinas que trabalham com este tipo de materia prima na produção do Bodiesel?

Tem alguma norma para especificar as características para este produto ser aceito por uma usina?

Adão Santos
Engenharia de Projetos

adaocs@gmail.com